Interessante a surpresa das pessoas ao descobrir com que trabalho, a reação geralmente é a mesma, “O que é isso? “. A realidade é que Reabilitação Pulmonar, ainda é um assunto pouco conhecido por grande parte da população mesmo sendo um programa de tratamento tão antigo.
Posso afirmar que isso me motivou a produzir uma série para você se tornar uma pessoa atualizada na sua saúde respiratória e poder me ajudar a atualizar outras pessoas para conquistarmos mais saúde respiratória no nosso Brasil.
A ideia da Reabilitação Pulmonar existe desde o início século XX e foi instituída como programa de tratamento na França, em 1948, no Centro Jean Moulian, onde pessoas com doenças pulmonares crônicas faziam programas de condicionamento físico para recuperar a saúde respiratória e voltar ao trabalho novamente.
Após um longo período de experimentações, a Reabilitação Pulmonar foi oficialmente conceituada em 1974, pelo American College of Chest Physicians, e a partir desse período ganhou notoriedade no meio científico. Hoje é um programa com conceito Nível A de evidência científica para tratar portadores de Doenças crônicas, estando nos principais patamares da escala de tratamentos para se conquistar saúde respiratória.
A Reabilitação Pulmonar é um programa que trata pulmões que já não estão conseguindo fazer bem o seu papel e vão perdendo função comprometendo a execução das atividades básicas do dia-a-dia, reduzindo a capacidade de trabalho.
A proposta da reabilitação pulmonar é montar um programa de tratamento direcionado para melhorar as suas condições físicas, psicológicas e lhe educar para mudanças de comportamento com objetivo de melhorar sua saúde a longo prazo.
O programa da reabilitação pulmonar compreende um tratamento complexo que faz com que três sistemas trabalhem conjuntamente para lhe devolver condições físicas compatíveis com suas atividades diárias e de trabalho. Esses três sistemas são o respiratório, cardíaco e muscular.
Para iniciar o programa de reabilitação você terá que fazer uma avaliação do seu estado de saúde atual para depois ser elaborado um programa específico para tratar seu problema pulmonar, esse programa pode ser feito em grupo ou individualmente nos casos de doenças de grau leve a moderado. Nos casos mais graves o melhor resultado vem com o atendimento individual. É necessário ter profissionais capacitados e especialistas nessa área, pois exige um conhecimento aprofundado sobre as condições crônicas tanto no aspecto clínico como técnico, quanto mais cedo você começar o tratamento, maiores são as chances de você obter sucesso nos resultados.
Assista o primeiro vídeo da série sobre Reabilitação Pulmonar no nosso canal no YouTube. Continue acompanhando nossos canais, se inscreva e participe deixando nos comentários suas opiniões, interesses e curiosidades. Essa ação vai me ajudar a lhe conhecer mais e poder contribuir muito melhor para você manter sua saúde respiratória em dia!