Ter uma boa noite de sono é bastante benéfico para a saúde e segundo um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine dormir bem está diretamente relacionado a longevidade, ou seja, durma bem que você poderá viver mais.
A dificuldade para dormir prejudica não só o desempenho durante o dia, como também a concentração e o humor, podendo até causar problemas mais sérios para a saúde. E para você mudar isso mudar de vez separamos 6 dicas para você adotar um novo estilo de vida, organizar seu tempo e dormir bem.
Fique longe das telas, como computador, tablet, TV, smartphones e outos… Sabemos que é díficil, principalmente com a sobrecarga de informações que estamos sujeitos através dos eletrônicos. Mas utilizá-los antes de dormir faz com que exercite o cérebro e prejudica o sono. Se preferir, é bom deixar apenas o rádio ou sua playlist de músicas tranquilas, de preferência com sons da natureza que facilitam o sono.
Um abajur com luz laranja ligado é o suficiente para ter uma noite saudável. Caso isso não seja possível, apague realmente todas as luzes da casa para que a penumbra facilite o sono.
Ter um quarto arejado em que o colchão e travesseiro sejam confortáveis, isso é ideal para uma noite de sono aconchegante. É bom ter cortinas que deixem o quarto bem escuro durante a noite e que a temperatura do ambiente esteja acolhedora, nem quente e nem frio. Isso diminui a tensão nas costas e no pescoço, facilitando o sono.
Evite o consumir alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde. Opte sempre pelos alimentos que favorecem o sono, como por exemplo: um copo de leite morno ou uma taça de vinho tinto.
Fazer pelo menos 30 minutos diários de exercícios antes das 21 horas. Ao praticar exercícios o corpo gasta mais energia e aumenta da necessidade de descanso.
Quando o despertador tocar pela manhã, levante-se o mais rápido possível, abra as cortinas e as janelas, deixe quarto claro para que o cérebro e o corpo entendam que é hora de levantar.
Se seguir todas as dicas durante 1 mês e mesmo assim não conseguir dormir bem, aconselhamos que faça uma consulta médica, pois existem algumas doenças que dificultam o sono, por exemplo: síndrome das pernas inquietas, enxaqueca, apneia do sono e as alterações hormonais e para todas elas existem soluções.