Quem não gosta de dar aquela gargalhada, seja de algo, alguém ou de si mesmo. O dia a dia, a rotina, nos faz deixar de lado as coisas que nos fazem sorrir. Imagine só que esse simples ato faz um bem danado para a saúde.
Só para começar, rir é tão saudável quanto exercícios físicos, estimula a circulação e isso produz endorfina, movimentando nossos músculos: abdômen, pernas, braços e pés.
Pode abrir o sorriso, o que não falta agora é motivo para rir:
Durante uma sessão de gargalhadas nosso cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que nos deixa relaxado, isso faz com que o nosso corpo consiga produzir mais células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo de doenças.
Os batimentos podem atingir até 120 pulsações por minuto quando começamos a rir, em comparação com as 70 pulsações por minuto quando estamos em repouso, isto é positivo pois quando a pulsação aumenta, o sangue circula mais intensamente no organismo, aumentando a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos. Isso faz com que nosso organismo funcione bem melhor.
O bom humor eleva a autoestima e te deixa mais seguro. Sorrir é bom demais e traz uma série de sensações agradáveis, por exemplo: eliminar sensações negativas, como tristeza e até mesmo, depressão.
O estresse reduz o fluxo de sangue, e dar risadas faz com que o fluxo aumente, reduzindo a pressão arterial. Ao mesmo tempo que ocorre uma limpeza dos vasos sanguíneos.
Dar risadas diminue a proteína C-reativa, que é um marcador da inflamação e do risco de problemas cardiovasculares.
Dar risadas além de trazer todos esses benefícios para nossa saúde, aproxima pessoas conhecidas e nos tornam pessoas agradáveis, fazendo com que aumente nosso ciclo de amizades. Rir é também comunicar-se. Vamos compartilhar essa alegria, bom humor e alto astral é contagioso.