Chega uma época da vida em que a solidão se torna cada vez mais inevitável e é preciso fazer algo para mudar isso. Afinal, ninguém é feliz sozinho!
Segundo a pesquisa realizada pelo “Ages 2.0”, que é um projeto europeu, os idosos foram avaliados sobre o uso das mídias digitais e foi analisado que, aqueles que aprenderam e passaram a usar esses meios, isolavam- se cada vez menos. Além disso, vários idosos relataram que se sentiam mais competentes e envolviam-se mais em atividades sociais.
O estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, examinou 76 pessoas com idades entre 60 e 95 anos e foi constatado que a internet e as redes sociais se tornaram importantes para a saúde cognitiva e física dos idosos. Quem se isola ou já experimentou a solidão, sabe que nos tornamos mais vulneráveis as doenças e sentimos mais o envelhecimento.
A internet junto as mídias sociais se tornaram um valioso “remédio” para o isolamento social, combatendo o isolamento da terceira idade.
Conversar pela internet tem-se criado um aspecto positivo sobre a saúde de idosos. Junto com o acesso as mídias digitais, faz com que o idoso queira sair da rotina, facilita a compreensão dele com diversos assuntos, o que acontece pelo mundo, onde ele pode expor seus pensamentos sem se preocupar se está incomodando alguém, além de ativar novamente a vaidade e vontade de viver experiências e desafios. Assim, passam a ter um forte senso de identidade social e apresentaram melhor capacidade cognitiva.
É preciso apenas ficar atento para que a internet seja utilizada com segurança, assim as relações entre a terceira idade trará cada vez mais benefícios! 🙂