Como prevenir problemas respiratórios
Como prevenir problemas respiratórios

Mudanças de hábitos simples podem prevenir que problemas respiratórios apareçam

O sedentarismo, juntamente com a obesidade e o tabagismo, são os principais fatores que possibilitam o aparecimento de doenças respiratórias nas pessoas. A principal delas é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que contabiliza, em media, seis milhões de óbitos por ano, sendo a quarta principal causa de morte no planeta. Mas como prevenir problemas respiratórios?

Um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Estereologia Estocástica e Anatomia Química (LSSCA), da USP, revelou que a prática de exercícios físicos aumenta a superfície de troca gasosa do pulmão e a quantidade de alvéolos, microestruturas responsáveis pelas trocas gasosas entre o sangue e o pulmão. Como resultado, os níveis de CO2 no sangue caem e a oxigenação corporal aumenta, garantindo uma melhoria significativa no desempenho físico.

Além disso, ter uma alimentação balanceada e saudável, para quem briga com a obesidade é fundamental.

Principais atividades que ajudam na melhora da capacidade respiratória

As principais atividades que ajudam na melhora da capacidade respiratória do organismo são a natação, corrida, caminhada e bicicleta. A musculação também é ótima para o aumento de resistência, pois ajuda no fortalecimento da musculatura corporal e melhora a restrição pulmonar, proporcionando uma melhor captação de oxigênio pelos pulmões.

Mas fique atento, antes de sair por ai fazendo diversas atividades físicas sem ter o conhecimento nescessário para realizá-las, pesquise, procure um especialista. Assim, as chances de aparecer doenças respiratórias vão diminuir mais ainda.

Clínica do Tórax 2015 Todos os direitos reservados.
Ed.Duetts - Rua Dr. Gilberto Studart, 55 , sala 18
Pavimento Lazer - Torre Sul - Cocó - Fortaleza/Ce
( 85 ) 9.99981024
[email protected]