As substâncias antioxidantes presentes na bebida ajudam no bom funcionamento do cérebro
O chá verde é feito a partir da infusão e secagem das folhas da planta Camellia sinensis. Esse processo de fabricação preserva os nutrientes presentes no chá, permitindo que as folhas sofram menos oxidação.
Um estudo feito na Escola de Medicina da Universidade Tohoku, no Japão, que acompanhou cerca de 14 mil adultos com mais de 65 anos durante três anos, concluiu que os idosos que bebiam chá verde regularmente permaneceram mais ágeis e independentes com o passar do tempo, em comparação aqueles que não consumiram a bebida.
Finalizado o período de três anos, os pesquisadores constataram que os participantes que mais ingeriram chá verde tiveram menos declínios de suas funções cognitivas, melhorando a execução de atividades diárias e necessidades básicas, como se vestir ou tomar banho. Os idosos que ingeriram pelo menos cinco xícaras de chá verde por dia tiveram um risco um terço menor de desenvolver deficiências do que aqueles que ingeriram menos de uma xícara por dia. Os cientistas também concluíram que 13% dos idosos que beberam menos de uma xícara de chá verde por dia tornaram-se funcionalmente incapacitados. Já entre os idosos que beberam em média três ou quatro xícaras por dia, o risco foi 25% menor.
Outro estudo realizado na Universidade de Newcastle, Austrália, concluiu que a bebida pode proteger o cérebro contra certos tipos de demência como o Alzheimer, por exemplo. O chá contém polifenóis, substâncias que apresentam propriedades neuroprotetoras, principalmente contra o peróxido de hidrogênio e uma proteína chamada beta-amiloide, duas substâncias que causam muitos danos aos pacientes com Alzheimer.
Todos esses benefícios estão associados as propriedades funcionais do chá verde. A bebida é rica em antioxidantes, potássio, cafeína, manganês, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2. Estas substâncias são responsáveis por reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois inibem a oxidação do colesterol ruim (LDL). Promovem a revitalização do organismo e estimulam o aumento da circulação do sanguínea, ajudando também a equilibrar as funções do aparelho digestivo, proporcionando uma melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.
1. O chá verde possui substâncias antioxidantes que auxiliam na prevenção contra diversos tipos de câncer, além de ajudar a manter as células do corpo saudáveis e fortalecer o sistema imunológico.
2. Algumas pesquisas têm comprovado que o chá verde previne o aparecimento de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, pois suas substâncias estimulam a atividade cerebral e ajudam os idosos a preservarem a memória.
3. Beber chá verde regularmente também ajuda a diminuir o risco de ataques cardíacos e o aparecimento de doenças cardiovasculares, pois ele diminui o nível de LDL (colesterol ruim) no sangue.
O sabor do chá pode ser desagradável para algumas pessoas, pois é um pouco amargo. Mas para quem não gosta de consumir ele puro existem alguns truques para deixar o sabor mais gostoso. Você pode adicionar algumas gotinhas de mel no chá ou misturá-lo, depois de pronto, com algumas frutas e batê-lo no liquidificador.
É importante lembrar que o chá verde é rico em cafeína, estimulante direto do sistema nervoso. Em alguns casos de sensibilidade, ele pode causar arritmia cardíaca, agitação e dores de cabeça. Portanto, ele é desaconselhado para pessoas sensíveis a cafeína.