As 03 características que tornaram a Reabilitação Pulmonar o melhor tratamento para pessoas com doenças pulmonares.
A reabilitação pulmonar tem sido um dos programas de tratamento mais estudados e pesquisados já há quase 80 anos, até hoje centenas de grandes pesquisas foram conduzidas por importantes profissionais do meio científico, comprovando os resultados desse tratamento ao ponto de ganhar “Evidência A”, um dos maiores conceitos em publicações científicas quando se avalia o potencial de resultados de um tratamento.
Hoje é classificado como programa de tratamento N°1 quando se pensa em doente pulmonar crônico. É um recurso extremamente importante para se oferecer melhores oportunidades de tratamento a um portador de doenças pulmonares, assim como também para prevenir avanço dessas doenças.
O desenvolvimento da reabilitação pulmonar tem promovido a transformação de modelos de assistência médica tradicionais em uma assistência profissional multidisciplinar voltada para o bem estar de quem tem doença pulmonar em todas as fases da vida, desde a fase aguda até a crônica, no intuito de prevenir e tratar complicações e agravamentos da saúde respiratória.
A reabilitação pulmonar deve ser praticada durante todo o processo de gerenciamento da doença crônica, independente de o paciente estar internado ou em casa.
Um bom programa de reabilitação deve ser prescrito de forma individualizada levando em consideração a condição específica de cada paciente.
Os conceitos e práticas trabalhados durante um programa de reabilitação pulmonar devem ser incorporados de forma efetiva na vida diária do paciente para obtenção adequada do aprendizado e para a autogestão da doença a ser desenvolvida pelo próprio paciente, de modo que se torne um comportamento consciente ao longo de sua existência.
O aprendizado de como construir o autocuidado, a obtenção da auto responsabilidade no dia a dia com a saúde, usando técnicas corretas, pode fornecer benefícios de longo prazo para o paciente, sua família e a toda a sociedade, uma vez que a reabilitação pode devolver a capacidade ao retorno das atividades de trabalho eliminando ou reduzindo as limitações provocadas pela doença que prejudicavam o desempenho do mesmo.
Então, essas três características tornaram a reabilitação pulmonar um programa super especial no tratamento da vida humana que tem prejuízo da capacidade de respirar:
Característica N°1: A reabilitação pulmonar é um programa que prioriza a avaliação individual de cada paciente e o impacto que o adoecimento tem ocasionado à sua vida.
Característica N°2: A reabilitação pulmonar é um programa desenvolvido e gerenciado por uma equipe multidisciplinar, que pode variar de acordo com a necessidade de cada perfil de paciente.
Característica N°3: A reabilitação pulmonar é um programa que se propõe a educar e informar ao paciente todo o caminho necessário para desenvolver mais saúde respiratória a longo prazo.
Achou importante esse conhecimento? Se sim, compartilhe-o e ajude as pessoas a conhecerem mais esse importante programa de tratamento para cuidarem mais da sua saúde respiratória e viverem com maior qualidade de vida daqui por diante.
Sua ação pode ajudar a salvar vidas. Faça a sua parte ao cuidar da sua e nos ajude a fazer a reabilitação pulmonar crescer no Brasil para salvarmos juntos mais vidas.